Manutenção das instalações e exploração da rede de abastecimento de água potável

A rede de distribuição de água potável de Campo Maior tem um comprimento aproximado de 42 km. A Vila de Campo Maior está dividida em três grandes sectores, sendo o primeiro constituído pela zona histórica incluindo o Ecomarché, a Av. Humberto Delgado, Av. da Liberdade e Travessa dos Combatentes da Grande Guerra, o segundo faz fronteira com o primeiro e está compreendido entre a Rua Telo da Gama e o Bairro Ibérico e o terceiro compreende a restante área, incluindo a zona industrial. A rede inclui o aglomerado urbano da freguesia de Nossa Senhora da Graça dos Degolados e Ouguela.

Ramais e Contadores de Água Potável

Os ramais domiciliários são de ferro galvanizado, PVC e Polietileno, sendo que os novos ramais são todos de Polietileno. Existem mais de 3500 ramais e mais de 4800 contadores de água instalados.

Gestão do Sistema das Redes de Abastecimento

A aquamaior, dispõe de informação vectorial das redes de água integrada num Sistema de Informação Geográfica (SIG), denominado AqualiaGIS, estando associada uma base de dados com toda a informação alfanumérica das redes: diâmetros, comprimentos, materiais, localização, cotas topográficas, entre outras.

A rede de abastecimento está dividida em vários sectores, incluindo os troços que são apenas de transporte, o que nos permite conhecer a qualquer momento os caudais distribuidos e a forma como se distribuem.

A manutenção realizada subdivide-se em:

  • Manutenção Correctiva

Consiste na reparação das avarias que surgem na rede de abastecimento de forma natural.

  • Manutenção Preventiva

Consiste na instalação e/ou ampliação de redes, bem como na substituição de ramais e contadores que se encontram em mau estado e que, estando ainda a funcionar, chegaram ao final da sua vida útil e têm uma alta probabilidade de falhar.

Meios Humanos

A aquamaior dispõe de dois canalizadores e um ajudante que dedicam 65% do tempo à rede de abastecimento.