Noticias

Filtro Noticias
Filtro de procura

Os desenvolvimentos tecnológicos da FCC Aqualia, protagonistas no Congresso IWA 2014

17/09/2014

Os desenvolvimentos tecnológicos da FCC Aqualia, protagonistas no Congresso IWA 2014

A organização de um workshop, duas apresentações orais, catorze exposições científicas, e a participação num painel e numa sessão plenária evidenciam a sua forte presença num dos eventos internacionais mais importantes do sector

Os desenvolvimentos tecnológicos da FCC Aqualia, protagonistas no Congresso IWA 2014

A FCC Aqualia será uma das empresas protagonistas na edição deste ano do Congresso Internacional da IWA (International Water Association) que desta vez terá lugar em Lisboa, entre 21 e 26 de Setembro. A empresa terá uma participação activa em todo o programa técnico, além de contar com um stand de 42 m2 na zona principal da área de exposição.

Para a FCC Aqualia o evento é de uma importância singular, não só pelo facto de se tratar de um dos encontros internacionais de referência no sector, mas também pelo facto de ser realizado em Portugal, onde presta o seu serviço em cinco municípios, muito empenhada no desenvolvimento da gestão local. Para Jesús Rodríguez, delegado da FCC Aqualia em Portugal, "O facto de este evento se realizar em Lisboa é uma grande notícia para nós. Estamos muito empenhados no trabalho que efectuamos nos serviços em Portugal, prestando a nossa ajuda e apoio tecnológico na gestão pública do serviço".

No Congresso IWA os profissionais da FCC Aqualia terão uma presença muito activa no programa técnico. O director de Inovação e Tecnologia da FCC Aqualia, Frank Rogalla e a chefe de projecto Elena Maneiro coordenam a organização do workshop "Resource recovery: resources of the future"; José Ramón Vázquez, chefe de projecto de I+D exporá a investigação desenvolvida na purificadora de Vigo, com um reactor anaeróbio de membranas que duplica a capacidade. Pela sua parte, o investigador Nicolás Morales exporá os últimos avanços do projecto ELAN®, que reduz significativamente a energia necessária para o desenvolvimento do processo de purificação.

Além disso, a FCC Aqualia, em colaboração com as Universidades de Santiago de Compostela, Cádis, Alcalá de Henares, Politécnica de Valência, Complutense de Madrid, Valladolid, e juntamente com a IMDEA Water e Likuid Nannotek, apresentará 14 exposições científicas sobre os avanços dos diferentes projectos de I+D que desenvolve com estas instituições. Finalmente, a empresa estará presente na sessão plenária "Social dimensions of Water Management innovations at scale" e participará no painel "Investing in CleanTech – Opportunities and Impacts".


Por outro lado, o encontro será uma excelente oportunidade para se fazerem chegar os projectos que a FCC Aqualia está a desenvolver, a sua forma de gerir e a sua filosofia de trabalho aos mais de 5.000 profissionais que se espera que acorram a este evento internacional.

A FCC Aqualia é a empresa de gestão da água da FCC, um dos principais grupos europeus de Serviços Públicos. A FCC Aqualia trabalha em mais de 1.100 municípios e opera mais de 200 estações de tratamento de água potável e mais de 300 purificadoras em 19 países: Espanha, Itália, Portugal, República Checa, Polónia, Roménia, Montenegro, Bósnia, México, Peru, Chile, Argélia, Egipto, Emiratos Árabes Unidos, África do Sul, Arábia Saudita, Tunísia, China e Uruguai.

Actualmente, a FCC Aqualia está envolvida em 20 projectos de investigação, muitos dos quais têm co-financiamento da Administração espanhola ou da União Europeia (7ºPM, LIFE+, Eco-Inovação, etc.). De entre as linhas de trabalho que a empresa desenvolve, destaca-se a relacionada com uma gestão mais inteligente e sustentável do ciclo integral da água.